novidade

Estudantes criam aplicativo para pedir fotocópias

Deni Zolin


Foto: Janaína Wille (Diário)

Quem faz faculdade já está acostumado com a rotina de professores que pedem fotocópias de trabalhos a toda hora. Pensando em reduzir o vaivém até as empresas de cópias e as filas para atendimento, um grupo de estudantes de Santa Maria vai lançar amanhã um aplicativo para facilitar os pedidos. Por enquanto, o app Easy Cópias estará restrito a estudantes que usam os serviços da empresa de cópias Livraria do Frade, que funciona dentro da Universidade Franciscana (UFN), mas a ideia é ampliar a abrangência para outras empresas da cidade.

Depois de oito anos fechado, começam as obras no Bombril

O sistema funciona assim: o aluno baixa o aplicativo, disponível na App Store (para aparelhos da Apple) e na Google Play (do sistema Android), faz o cadastro e, depois, pode selecionar o curso, a disciplina e o material para impressão de uma cópia. Os pedidos também podem ser feitos pelo site. O pagamento pode ser feito na hora da retirada ou até mesmo pelo aplicativo, carregando créditos.

Segundo um dos idealizadores do aplicativo, Michel Mello, a ideia surgiu em um trabalho da faculdade de Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), em que a proposta era criar um novo produto ou serviço. Michel e os colegas Augusto Link e Lucas Parodi, hoje já formados, criaram a proposta e tiveram ajuda do então estudante de Sistemas de Informação da UFN, Luiz Antonio Rodrigues Junior, e do professor da UFN Fernando Prass, para desenvolver o aplicativo. Segundo Michel, além de evitar que o estudante vá até a empresa de fotocópias só para pedir uma impressão, o app avisa até quando a cópia está pronta para ser buscada.

Na UFSM, especialistas e diplomatas discutem o uso pacífico de energia nuclear

- É bom para os alunos e também para as empresas de cópias, pois geralmente muitos estudantes só têm o tempo do intervalo para ir pedir, e acaba gerando filas. Com o aplicativo, deve reduzir as filas e até o problema do troco, pois há a opção de pagar via aplicativo, por meio de cartão - conta Michel.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para oficinas gratuitas sobre voluntariado no Sesc estão abertas Anterior

Inscrições para oficinas gratuitas sobre voluntariado no Sesc estão abertas

Trecho da Rua Olavo Bilac volta a ter mão dupla Próximo

Trecho da Rua Olavo Bilac volta a ter mão dupla

Geral